Musculação melhora sintomas de depressão e ansiedade
Há consenso entre os especialistas sobre a importância dos exercícios físicos para imprimir melhor qualidade de vida às pessoas na maturidade, incluindo a contribuição para prevenir doenças como depressão e ansiedade, que tendem a evoluir com o avançar da idade.
Estudo recente, publicado na revista Psychiatry Research, reforça os benefícios para as pessoas em geral, e especialmente para os prateados, de um exercício normalmente associado apenas ao culto à beleza e à estética corporal perfeita: a musculação. Uma constatação que pode ser uma aliada poderosa no combate à depressão e à ansiedade na longevidade.
Essas doenças são companheiras silenciosas que frequentemente entram sorrateiramente em nossas vidas à medida que envelhecemos. O peso das experiências de vida, das perdas e das expectativas sociais pode lançar sombras sobre nosso bem-estar emocional.
Uma das conclusões da pesquisa, conduzida pelo doutor em educação física Paolo Cunha, bolsista Fapesp de pós-doutorado no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (Iiepae), é que a musculação regular, seja levantando pesos, fazendo ioga ou dançando, pode impactar positivamente a saúde mental. O estudo é baseado na análise de mais de 200 artigos científicos sobre exercícios na maturidade.
Ao praticar a musculação, o corpo libera endorfinas, que são estimulantes naturais do humor. Elas atuam como nossos torcedores internos, elevando o ânimo e reduzindo sentimentos negativos.
Além disso, a musculação estimula a neuroplasticidade, isto é, a capacidade do cérebro de se reorganizar. Ao desafiar nossos músculos, nossas vias neurais estão se reconfigurando, promovendo resiliência e adaptabilidade. Além disso, ocorre a redução do estresse através dos movimentos rítmicos, que acalmam o sistema nervoso, aliviando o estresse e a ansiedade.
Depressão e ansiedade não precisam ser companheiras dos prateados. Em vez disso, para a GRIZZ, abraçar os exercícios físicos, os tapetes de ioga e, de um jeito ainda mais divertido, as pistas de dança fazem toda a diferença para uma longevidade saudável.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *