Até mesmo caminhadas de 2 minutos após uma refeição ajudam na saúde
Já havia um consenso popular de que caminhar após uma refeição é benéfico para a saúde, mas uma pesquisa recente trouxe um cenário mais amplo para essa afirmação. O estudo, publicado na revista Sports Medicine e abordada no jornal The New York Times, analisou os resultados de sete pesquisas que compararam os efeitos de sentar ante ficar em pé ou caminhar com relação à saúde cardíaca, incluindo níveis de insulina e açúcar no sangue. Conclusão: até mesmo caminhadas por períodos de dois minutos já ajudam substancialmente a saúde.
Todas as pesquisas avaliadas revelaram que bastam alguns minutos de caminhada leve após uma refeição para melhorar significativamente os níveis de açúcar no sangue em comparação com sentar diante de uma mesa ou no sofá, por exemplo. Depois de uma caminhada curta, os níveis de açúcar no sangue dos participantes subiram e caíram mais gradualmente. Isso beneficia os diabéticos, que não devem passar por flutuações acentuadas nos níveis de açúcar no sangue.
Ficar de pé também ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue, mas não tanto quanto a caminhada leve. A explicação é que caminhar exige maior participação dos músculos do que ficar em pé e emprega o combustível dos alimentos em um momento em que há muito circulando na corrente sanguínea. Mas se a pessoa quiser extrair o melhor da caminhada curta, ela deve ser feita entre 60 e 90 minutos após uma refeição, pois assim se consegue minimizar os picos de açúcar no sangue. De qualquer modo, lembram os pesquisadores (e ressalta a GRIZZ), ficar de pé já é preferível a permanecer o tempo todo sentado.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *