Caminhar: um hábito descomplicado para atingir o bem-estar na longevidade
Manter-se ativo, emocional, mental e fisicamente, é crucial em todas as fases da vida, especialmente na maturidade. E a caminhada é um dos caminhos mais simples para gabaritar em todas essas frentes e viver a longevidade plenamente.
De acordo com estudo publicado recentemente pela GeroScience, publicação científica da Sociedade Americana do Envelhecimento (AGE, na sigla em inglês), a caminhada pode reduzir significativamente o risco ou a gravidade de diversas condições de saúde, como doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, diabetes tipo 2, comprometimento cognitivo e demência. Além disso, melhora o bem-estar mental e o sono. Feita na companhia de alguém, estimula a troca de experiências e a interação social.
A quantidade de passos e a frequência da caminhada depende da realidade de cada indivíduo, mas é consenso, entre vários estudos médicos da atualidade, que caminhar a passo rápido (o chamado “passo para fugir da chuva”) por 30 minutos diários, durante cinco dias na semana, ajuda bastante a manter a saúde em dia.
Quanto ao número de passos, estudo publicado no jornal da Sociedade Americana de Geriatria (ou AGS, em inglês) identificou uma ligação entre a quantidade de passos e a redução da mortalidade em mulheres idosas. Aquelas que caminhavam cerca de 4.400 passos por dia tinham uma taxa de mortalidade significativamente mais baixa em comparação com as menos ativas.
Os benefícios mentais da caminhada também são expressivos. Caminhar regularmente pode induzir um estado de mindfulness, acalmar os pensamentos, apagar preocupações e permitir que a pessoa observe o mundo de maneira diferente. Esse tipo de exercício também ajuda na liberação de endorfinas, os analgésicos naturais do corpo, proporcionando relaxamento e bem-estar.
Para a GRIZZ, adotar hábitos simples, como caminhar com regularidade e ritmo adequado, é uma dica preciosa para atingir o bem-estar na longevidade.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *