Economia prateada: 10% dos empreendedores brasileiros são 60+
A economia prateada vem ganhando força. No Brasil, um número significativo de empreendedores com mais de 60 anos está desafiando os estereótipos e fazendo contribuições valiosas para o cenário empresarial. Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revelam que 10% dos empreendedores brasileiros pertencem a essa faixa etária. Essa tendência, conhecida como empreendedorismo prateado, chama a atenção para a vitalidade e a experiência desses profissionais.
Confira a seguir três empreendedoras notáveis que a GRIZZ já retratou:
Helena Schargel
Aos 81 anos, prova que idade não é empecilho para seguir sonhos e paixões. A estilista e modelo brasileira lançou recentemente sua própria coleção de lingerie, desfilando as peças com muita elegância e autoconfiança.
Schargel, que já trabalhou 45 anos na indústria têxtil, decidiu empreender aos 79 anos, após se aposentar. Inspirada pela própria experiência como mulher madura e pela falta de opções adequadas de lingerie no mercado, ela criou peças confortáveis, bonitas e que valorizam o corpo feminino em todas as fases da vida.
A coleção da estilista é um manifesto contra o ageísmo e a invisibilidade das mulheres mais velhas. Schargel defende que a beleza não tem idade e que todas as mulheres devem se sentir livres para se expressarem através da moda.
Ume Shimada
Aos 87 anos de idade, Ume Shimada, conhecida como “Vovó do chá”, se tornou exemplo de resiliência e empreendedorismo. Ela é proprietária do Sítio Shimada – Chás Artesanais e Turismo, em Registro, São Paulo.
O comércio familiar passou por dificuldades na década de 60 e foi abandonado. No entanto, movida por um espírito empreendedor e impulsionada pelo apoio das novas gerações da família, decidiu retomar o cultivo e a produção de chá artesanal em 2014.
Com o objetivo de se destacar no mercado, o Sítio Shimada apostou em dois pilares fundamentais: qualidade e diversificação. Mas a vocação do local vai além da produção e venda de chás. Com o passar do tempo, o Sítio Shimada se transformou em mais do que um negócio, mas em um ponto turístico acolhedor
Ana Fontes
Fundadora da Rede Mulher Empreendedora, é uma das mulheres mais influentes no mundo dos negócios no Brasil. Ela reuniu mais de 1 milhão de mulheres empreendedoras em uma rede de apoio, informação e solidariedade. Para Ana, o sucesso não está ligado a cargos, posições ou exposição na mídia, mas sim ao prazer e propósito no que se faz.
Além de liderar o Instituto Rede Mulher Empreendedora, Ana é conselheira da Unimed Seguros, do Instituto Avon e da PlanBr. Sua trajetória inspiradora tem como marcas a dedicação, o comprometimento e a inclusão.
Esses exemplos inspiradores mostram que o empreendedorismo transcende gerações e que a sabedoria acumulada ao longo dos anos pode ser um trunfo valioso no mundo dos negócios. Afinal, nunca é tarde para seguir seus sonhos e fazer a diferença.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *