Conheça as oportunidades abertas pela economia prateada
![Short haired lady in hat, cool sunglasses and striped blue clothes holding map and posing with man in glasses and white shirt with camera in park. Explorando a Economia Prateada: O Potencial Crescente do Mercado 50+](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fgrizz.com.br%2Fdashboard%2Fwp-content%2Fuploads%2F2023%2F08%2Fsenhora-de-cabelos-curtos-com-chapeu-oculos-de-sol-legais-e-roupas-azuis-listradas-segurando-o-mapa-e-posando-com-um-homem-de-oculos-e-camisa-branca-com-camera-no-parque-scaled.jpg&w=3840&q=75)
As mudanças populacionais dos últimos tempos tornam cada vez mais relevante o conceito da economia prateada – o conjunto de serviços, produtos e soluções de consumo voltados para as pessoas com mais de 50 anos. De acordo com a consultoria especializada Data8, esse segmento econômico movimenta anualmente R$ 2 trilhões no Brasil, um valor que pode dobrar em poucos anos. No mundo, a quantia anual já chega a US$ 15 trilhões, mais que o PIB da China.
É uma fatia de consumidores que merece toda a atenção, mas isso ainda não ocorre da maneira devida. Boa parte do tratamento equivocado se deve ao desconhecimento das características desse público. Uma pesquisa da agência Fleishman Hillard mostrou que 65% dos prateados entrevistados não consideram que as marcas estão prontas para atendê-los.
Para muitos empreendedores, a faixa 50+ continua a ser de aposentados que vivem sedentariamente em casa, sem muito contato com a tecnologia. Nada mais falso – estudos mostram que essa faixa etária tem se mostrado ativa, engajada e digitalizada.
Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) realizada em 2021 revelou que 97% dos maduros brasileiros já usavam a internet para várias finalidades, como a busca de informações sobre produtos e serviços. Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 41% dos prateados gastam mais com seus produtos de desejo do que com itens de necessidade e 65% consideram que aproveitar a vida é uma prioridade.
Aprofundar seus conhecimentos nesse setor é uma diretriz obrigatória para quem deseja interagir com a economia prateada. Por exemplo, é necessário ter claro que as populações de 60 e de 80 anos possuem características diferentes. Dada a devida atenção a esses fatores, a economia prateada pode, segundo o Sebrae, render muitas boas surpresas em áreas como:
- saúde e bem-estar;
- esportes e atividades físicas;
- turismo e lazer;
- indústria da beleza, com produtos que valorizem o avanço da idade;
- cultura;
- educação para longevidade;
- planejamento financeiro;
- tecnologia e outros.
Vale muito a pena investir na longevidade, recomendam os analistas. A GRIZZ também vê muitos bons frutos a serem colhidos aí.
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