UM PROJETO VOLTADO PARA SOLUCIONAR CARÊNCIAS DOS 60+
Muitos maduros do Brasil foram colocados em situação complicada com a pandemia de covid-19, e em resposta a isso um grupo de médicos criou em dezembro de 2020 um projeto social dedicado a auxiliar essa faixa etária: o Vidas Idosas Importam. A iniciativa, inspirada no movimento norte-americano Black Lives Matter, tem o objetivo de defender a diversidade do amadurecimento e os direitos humanos dos prateados.
A atuação do Vidas Idosas Importam se concentra no monitoramento e mapeamento de carências desse público e no posterior direcionamento a parceiros capacitados para ajudar. Casos tão variados como a necessidade de uma consulta médica, de fraldas geriátricas ou de uma prótese ortopédica são solucionados graças à rede construída pelo projeto.
Mais de 12 mil voluntários colaboram com o Vidas Idosas Importam, e cerca de 8 mil maduros já se beneficiaram de sua atuação. Atualmente, o projeto está concentrado em conscientizar as famílias sobre a necessidade de vacinarem seus idosos contra a covid-19.
Segundo um dos criadores da iniciativa, o gerontólogo, sanitarista e ativista alagoano Crismédio Costa, a pandemia expôs de maneira mais enfática a situação dos prateados, os mais afetados pela covid-19, evidenciando simultaneamente aspectos como a desigualdade e a extrema pobreza.
Os interessados em colaborar com o projeto, oferecer-se como voluntário ou obter ajuda para maduros com alguma necessidade podem fazê-lo acessando a página do Vidas Idosas Importam no Instagram. Para a GRIZZ, essa é uma iniciativa que merece todo o apoio.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *