Tratamento inovador pode reverter a perda de memória
Memória é um tema caro aos maduros – nada menos do que 25% dos prateados a partir de 60 anos manifestam perda gradual dela. Existem treinamentos variados para prevenir ou amenizar esse problema. Agora, uma nova possibilidade se abre: a de reverter o problema a partir da injeção de um líquido cerebral, o líquido cefalorraquidiano (LCR), de indivíduos mais jovens.
Esse líquido entra e sai da matéria cinzenta do cérebro em ondas, ajudando a eliminar resíduos e banhando o tecido com proteínas, ou fatores de crescimento, cruciais para o desenvolvimento normal. Com o avanço da idade, a quantidade desse líquido diminui, o que também já foi relacionado ao aumento de risco de doença de Alzheimer e outros distúrbios neurológicos.
Cientistas da Universidade Stanford (EUA) usaram um pequeno tubo e uma bomba para introduzir no cérebro de camundongos de 18 meses (o equivalente a 60 anos em humanos) o LCR de camundongos no início da fase adulta. Exames revelaram que a medida aumentou a produção de mielina, uma espécie de “capa” que protege os neurônios de danos.
O estudo, publicado na Nature, mostrou também que um fator de crescimento específico, denominado Fgf-17, é a molécula que responde pela volta da memória. Com a introdução do LCR dos camundongos mais jovens, o Fgf-17 estimulou no cérebro dos mais maduros o crescimento das células produtoras da camada de mielina.
Os resultados iniciais são promissores em termos de transposição do tratamento para humanos. A GRIZZ aguarda com enorme interesse os avanços nessas pesquisas.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *
Comentários
EVANIR LOURDES
Estou com 53 anos e já estou esquecendo tudo principalmente o relógio ⏰ preciso de ajuda ..muito obrigado
grizz
Olá, Evanir, bom dia! Recomendamos que você procure um especialista, no caso, um neurologista. Agradecemos o contato e convidamos você a assinar a nossa newsletter para receber as novidades da GRIZZ! Basta preencher o formulário no link grizz.com.br/receba-nossa-newsletter. Um abraço prateado!