Saiba quais são os filmes nacionais que podem representar o Brasil no Oscar
A Academia Brasileira de Cinema revelou, nesta segunda-feira (16), os seis filmes nacionais escolhidos para concorrer ao Oscar em 2025, na categoria de Melhor Filme Internacional.
Em 1999, o filme “Central do Brasil” foi indicado ao Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional, e Fernanda Montenegro, atriz prateada e protagonista da obra, recebeu uma indicação como Melhor Atriz. Parece que essa história pode se repetir e crescem as expectativas de que, finalmente, o cinema nacional possa ganhar a cobiçada estatueta dourada.
Confira abaixo a lista dos filmes nacionais aprovados pela Academia Brasileira de Cinema
No dia 23 de setembro, um dos seis filmes pré-selecionados será escolhido para representar o Brasil na disputa pela cobiçada estatueta. Enquanto aguardamos a votação, descubra os longas-metragens listados abaixo e veja onde assisti-los.
Ainda estou aqui
“Ainda Estou Aqui” é ambientado no Brasil em 1970 e adapta o livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice. A história acompanha uma mulher casada com um político exilado que se transforma em ativista de direitos humanos após o desaparecimento do marido.
Onde assistir: Ainda não foi lançado no Brasil.
Cidade; campo
“Cidade; Campo” narra a trajetória de duas mulheres em busca de um novo começo após um desastre natural. Joana (Fernanda Vianna) foge para São Paulo, tentando recomeçar em um ambiente desconhecido, enquanto Flávia (Mirella Façanha) e sua esposa Mara (Bruna Linzmeyer) se mudam para a fazenda do pai falecido, enfrentando os desafios da vida rural.
Onde assistir: Nos cinemas.
Levante
“Levante” segue Sofia (Ayomi Domenica), uma jovem atleta de 17 anos que, prestes a participar de um campeonato decisivo de vôlei, descobre que está grávida. Enquanto lida com a pressão de sua carreira, ela enfrenta um grupo fundamentalista que tenta impedir sua decisão de abortar.
Onde assistir: Telecine.
Motel Destino
O filme acompanha Heraldo (Iago Xavier), um jovem de origem humilde que chega ao Motel Destino e transforma a vida do locals. Sob a administração do temperamental Elias (Fábio Assunção) e sua esposa Dayana (Nataly Rocha), o motel se torna um cenário onde as crônicas da realidade brasileira se entrelaçam.
Onde assistir: Nos cinemas.
Saudade fez morada aqui dentro
O filme narra a história de Bruno, um jovem de 15 anos que vive em um bairro humilde e enfrenta uma doença degenerativa que o levará à cegueira. Enquanto lida com as incertezas da adolescência, amplificadas pela perda da visão, o filme transforma seu destino trágico em um relato de aprendizado coletivo.
Onde assistir: Ainda não foi lançado no Brasil
Sem coração
“Sem Coração” se passa no verão de 1996, no litoral de Alagoas, e acompanha a adolescente Tamara, que passa seus últimos momentos com amigos antes de se mudar para Brasília. Durante esse período, ela conhece uma garota chamada “Sem Coração”, que possui uma cicatriz no peito, uma vida misteriosa e um magnetismo que a fascina.
Onde assistir: Netflix e Prime Vídeo (por aluguel)
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *