Atores prateados, como Tony Tornado, continuam na ativa após os 90 anos
A ficção brasileira é agraciada com a presença de talentos que provam que a paixão transcende a linha do tempo. São os veteranos da telinha, da telona, dos palcos, das performances, da reinvenção nas mídias digitais, que aos 90+ continuam a encantar o público com atuações impecáveis e histórias inspiradoras.
Entre esses talentos nonagenários, a GRIZZ destaca três deles, que combinam como poucos uma presença regular e atual em criações artísticas com a capacidade de se reinventar, fundamental para contribuir com as manifestações culturais em tempos voláteis e conflituosos:
Ary Fontoura
Ator de primeira linha do cinema, da televisão e do teatro brasileiro, Ary Fontoura vem se destacando, desde a pandemia, como blogueiro nas redes sociais. Seus vídeos divertem e inspiram, mostrando às pessoas uma vontade de viver incrível.
Aos 91 anos, Fontoura continua em plena atividade profissional, participando de novelas, séries e programas de TV. Sua carreira é longa e bem-sucedida, especialmente na TV, com mais de 50 novelas apenas na Rede Globo. Ary Fontoura é, sem dúvida, um dos maiores nomes da cultura brasileira.
Sua carreira brilhante, sua versatilidade como artista e sua personalidade cativante o tornam um ícone atemporal, admirado por pessoas de todas as idades. Não é à toa que se transformou num dos principais influencers da longevidade, com mais de 6,2 milhões de seguidores nas mídias sociais.
Fernanda Montenegro
Ícone da dramaturgia brasileira, Fernanda Montenegro é uma atriz e escritora aclamada no Brasil e no mundo. Nascida no Rio de Janeiro, soma 94 anos e uma carreira impecável no teatro, cinema e televisão. Marcou época em diversas novelas e é reconhecida internacionalmente, inclusive sendo a primeira atriz brasileira a ganhar um Emmy Internacional de melhor atriz.
Sem contar a indicação para o Oscar de melhor atriz, a primeira em língua portuguesa, por sua atuação numa das principais produções do cinema nacional, Central do Brasil, em 1999.
Em 2022, Fernanda Montenegro tomou posse como “imortal” na Academia Brasileira de Letras (ABL), numa iniciativa da entidade voltada para aproximar a literatura das artes cênicas – na figura, justamente, da principal dama da arte nacional.
Sua carreira brilhante, seu talento excepcional e sua personalidade marcante simbolizam a trajetória de uma mulher que prova, a todo momento, o valor da atuação artística como fonte de inspiração e transformação..
Tony Tornado
Um artista completo que continua inspirando gerações com seu talento e legado único. Essa é uma definição que cabe bem para definir Tony Tornado, mas talvez insuficiente para traçar um perfil de um artista vencedor e que é considerado um precursor da luta contra o racismo na teledramaturgia brasileira desde que começou sua carreira como cantor, em 1970, e dois anos depois, também como ator.
Conhecido como Tony Tornado, Antônio Viana Gomes é um talento multifacetado que marcou a história da cultura brasileira como ator, cantor e compositor. Na década de 70, sua carreira decolou com participações em novelas como “Jerônimo” (1972) e “O Bofe da Cobra” (1978).
Aos 93 anos, Tony continua ativo e sua última atuação na TV foi no ano passado, na novela Amor Perfeito, na Globo. Na ocasião, em entrevista ao portal Metrópoles, ele falou sobre os motivos para tanta vitalidade: “Amar viver; buscar fazer o que se ama; acreditar no seu potencial em todo momento, independentemente do que falarem; ser sempre grato e não se preocupar com as dívidas.”
Para ele, a aposentadoria está distante e também quer acompanhar de perto a carreira de seu filho, Lincoln Tornado.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *