Pesquisa conclui que exercícios físicos ajudam os maduros a reter suas memórias
A maturidade é uma jornada de sabedoria, experiência e autodescoberta. Mas, à medida que o tempo avança, os prateados enfrentam desafios específicos, e um deles é a perda de memória. No entanto, um novo estudo conduzido pela Universidade de Harvard revelou que os exercícios aeróbicos não apenas beneficiam a saúde física, mas também têm um impacto positivo na retenção da memória.
As alterações hormonais, metabólicas e fisiológicas que acompanham a maturidade podem afetar a capacidade de lembrar nomes, datas importantes e até mesmo onde deixaram as chaves. Essa “névoa mental” é uma preocupação comum entre os maduros, mas não é necessário aceitá-las como inevitável.
Exercícios físicos, indicam especialistas, podem ajudar na preservação da saúde mental e da memória. Eles abrangem várias tipos e podem ser conferidos a seguir:
Aeróbico: atividades que potencializam a capacidade respiratória, como corrida, natação e dança, são ótimas para estimular o fluxo sanguíneo cerebral.
Exercícios de resistência: a musculação e outros exercícios de resistência também promovem o crescimento de neurônios.
Coordenação e equilíbrio: atividades como ioga, que envolvem coordenação e equilíbrio, são excelentes para a saúde cerebral e a memória.
A GRIZZ reconhece a importância do exercício físico como um hábito regular na vida dos prateados. Portanto, além de assegurar um corpo saudável, lembre-se de que manter-se ativo fisicamente também é um aliado poderoso para aprimorar sua memória e habilidades cognitivas.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *