Dia Nacional do Cuidador: encontro discute tendências para cuidar e se autocuidar
A cultura do cuidado na longevidade foi abordada em uma roda de conversa entre especialistas nesta quarta-feira, 20 de março, Dia Nacional do Cuidador de Idosos, no Unibes Cultural, em São Paulo. O tema, considera a GRIZZ, é de extrema importância para assegurar a qualidade de vida e a autonomia dos longevos.
Cerca de 70 cuidadores profissionais e familiares formaram uma plateia para ouvir e debater com Alexandre Kalache, médico gerontólogo e presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil; Milton Crenitte, médico geriatra; Claudia Vallone, especialista em gerenciamento de enfermagem para cuidado ao idoso; Mayara Martins, especialista em cuidados com idosos, e Maria Alicce Lellis, profissional de enfermagem especializada em urologia voltada para idosos.
Autocuidado
Os painéis abordaram diversos aspectos do cuidado, desde a questão de gênero e classe social de quem cuida, até aspectos da formação dos cuidadores (incluindo o autocuidado), na conversa entre Alexandre Kalache e Milton Crenitte, por exemplo.
“Precisamos aprender a cuidar melhor e a cuidar de nós mesmos. O velho não é o outro. O envelhecimento é um processo para todos. Quanto antes melhor, mas nunca é tarde para o autocuidado”, disse Crenitte.
“É pouco provável que a gente vá morrer de repente. A maioria da população vai precisar de cuidados no envelhecimento, durante meses ou anos. Com isso, é necessário refletir sobre as condições dos cuidadores, os problemas estruturais que afetam a sociedade e que levam as pessoas à solidão na terceira idade.”, analisou Kalache.
Autonomia
A importância de zelar pela autonomia dos idosos e a abordagem focada não apenas nos déficits que surgem com o tempo, mas também na história de vida de quem é cuidado, foram alguns dos temas da palestra de Claudia Vallone e Mayara Martins.
A atenção à individualidade do idoso no processo do cuidado foi o principal tema de Claudia e Mayara. “Não há uma fórmula pronta. É preciso entender a história de vida do idoso e também do cuidador”, disse Mayara, em resposta a uma pergunta da plateia sobre os desafios de adaptação do cuidador no âmbito da família e do idoso.
O encontro foi organizado TENA, líder mundial de produtos para incontinência urinária, que também oferece uma série de serviços gratuitos para cuidadores, como o TENA Family Care (disponível nas plataformas iOS e Android), aplicativo que ajuda um time de cuidadores a gerirem de forma inteligente o cuidado do idoso – por exemplo compartilhando tarefas, estabelecendo lembretes e programação de alarmes, horários de medicamentos e outras medidas que fazem parte da rotina do idoso.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *