NOVEMBRO AZUL, A ÉPOCA DE FALAR DE CÂNCER DE PRÓSTATA
Um dos maiores inimigos dos homens quando o assunto é câncer, o de próstata deverá registrar quase 66 mil novos casos no Brasil em 2021, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Um lembrete sobre a seriedade da ameaça é o movimento Novembro Azul, dedicado a alertar os homens de todo o mundo sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desse tipo de câncer. É um tumor sorrateiro, que pode passar despercebido durante muito tempo. A GRIZZ apresenta aqui algumas características importantes sobre ele:
1) O câncer de próstata surge mais comumente após os 50 anos. Se há histórico de pai ou irmão que recebeu diagnóstico do problema antes de 60 anos, o risco de ter esse câncer aumenta entre três e dez vezes.
2) Os hábitos que favorecem o surgimento da doença incluem tabagismo, sedentarismo, consumo excessivo de álcool, alimentação desregrada, obesidade e ingestão de anabolizantes. Prevenir o câncer de próstata significa controlar todos esses fatores.
3) Os sintomas do câncer de próstata tendem a ser percebidos tarde, quando o tratamento fica mais difícil. É importante ficar atento a características como: a) dificuldade para urinar; b) necessidade de urinar mais vezes ao longo do dia e/ou à noite; c) redução do jato de urina; d) sangue na urina ou no sêmen; e) dificuldade em ejacular.
4) Os exames de avaliação incluem toque retal e PSA, a serem repetidos periodicamente, em geral a partir dos 55 anos.
5) O tratamento em geral envolve cirurgia, radioterapia e terapia hormonal. Tumores menos agressivos podem ser apenas monitorados.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *