USP 60+: 4 mil vagas para aprender e conviver na universidade nº 1 da América Latina
Ainda dá tempo: vai até dia 20 de fevereiro o prazo para os prateados 60+ se inscreverem num dos mais importantes programas de educação na longevidade, oferecido pela Universidade de São Paulo (USP). Em 2024, o programa celebra 30 anos desde sua criação e disponibiliza mais de 4 mil vagas em diversas áreas do conhecimento, incluindo disciplinas regulares dos cursos de graduação. Há também atividades complementares como palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais.
O USP 60+ é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e tem como base três princípios. Um deles é o aprendizado sem restrições, na qual a única condição é que o aluno tenha o desejo de aprender. Outro é a gratuidade, mantendo o caráter público da iniciativa.
Convivência entre gerações
O terceiro talvez simbolize a maior identificação do programa com a causa do combate ao etarismo e valorização dos idosos: a promoção da convivência intergeracional entre o público 60+ e os alunos de graduação, promovendo a troca de experiências e a quebra de barreiras sociais e o preconceito com as pessoas mais velhas. O coordenador do programa, Egidio Lima Dórea, enfatiza a importância do encontro de gerações e do aprendizado contínuo para um envelhecimento saudável.
Disciplinas regulares e outras atividades
Entre as opções das disciplinas regulares ministradas nos diversos campi da USP estão: produção audiovisual; cultura e educação afro-brasileira e indígena; redação publicitária; direito tributário; introdução à programação de computadores; psicologia social; fisiologia da atividade motora; e política fiscal. Além das matérias acadêmicas, o USP 60+ oferece atividades físicas e culturais específicas para idosos, como dança sênior, lian gong, dança de salão, oficinas de teatro, coral, trilhas ecológicas e visitas guiadas a museus e parques tecnológicos da USP.
Excelência
A GRIZZ lembra que a iniciativa da USP tem o respaldo de uma instituição que ostenta a marca da melhor universidade da América Latina e Caribe, de acordo com ranking de 2023 da consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), uma das mais renomadas do mundo. No mundo, pela mesma avaliação, a USP ocupa o 85º lugar.
Para mais informações sobre o programa e como se inscrever, é só acessar cultura.usp.br/usp60. Agora, se você não conseguir se inscrever nos cursos e atividades agora disponíveis, lembre-se que eles são semestrais e sempre é tempo de aprender.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *