Bolo de chocolate da Ivone, a iguaria que conquistou Brasília
A carioca Ivone Inacio Vieira, nascida em 1947, mudou-se para Brasília em 1984, pelas mãos de José Costa Cavalcanti, antigo ministro de Minas e Energia no governo de Costa e Silva. Ali, coube-lhe cuidar das quatro crianças da filha de Cavalcanti: Tainah, Mayla, Léo e Raíssa. A garotada adorava a babá, sobretudo por seu bolo de chocolate, que era a perdição de todos.
O bolo fazia tanto sucesso que os coleguinhas das crianças e até os pais deles pediam. A sobremesa encontrou espaço num empreendimento da família Cavalcanti, Café das 17h, que vendia o bolo sempre fresquinho, inclusive depois de Ivone se aposentar, em 2005. O café acabou em 2015, mas um salto maior viria a seguir.
Tainah, Mayla e Léo lançaram no ano seguinte o Bolo da Ivone. A tacada foi certeira: hoje em dia, já são 80 pontos de venda e parcerias com empresas brasilienses, e os planos de expansão prosseguem.
Ivone já não participa da produção do bolo, e hoje recebe participação nos lucros da empresa. No começo do negócio, porém, ela foi peça chave, ajudando a transformar o que era uma receita que fazia de memória num produto com ficha técnica e elaboração padronizada, sem perder o toque artesanal. E o negócio incorporou outras receitas, como bolos com outros sabores, o “Biscoito Amanteigado da Ivone”, barras de chocolate e chocotones. Raíssa, a caçula dos irmãos e hoje gerente de marketing da empresa, diz que Ivone é como uma segunda mãe para todos eles.
A ex-babá voltou a morar no Rio há alguns anos. Mas volta com frequência a Brasília para visitar os “netinhos” e a empresa que leva seu nome.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *
Comentários
Dorival
Poderia dar a receita?
grizz
Caro Dorival, em relação à receita do bolo da Ivone, trata-se de um segredo comercial e, portanto, difícil de conseguir. Agradecemos novamente o contato e obrigado por se interessar pelos conteúdos da GRIZZ!