Atividade física, um fator importante na prevenção da covid-19
Mais um motivo poderoso para praticar atividade física regularmente: os exercícios ajudam a aumentar a resposta imunológica à covid-19 estimulada pelas vacinas. No estudo, de pesquisadores da USP, a soropositividade – a capacidade da vacina de provocar resposta imune em longo prazo – em pacientes com doenças reumáticas autoimunes (como artrite reumatoide, lúpus, esclerose sistêmica e miopatias inflamatórias) foi avaliada seis meses após ter acontecido a vacinação completa.
Segundo Bruno Gualano, professor da Faculdade de Medicina da USP e primeiro autor do trabalho, as pessoas vacinadas que eram fisicamente ativas – ou seja, faziam atividade física moderada ou vigorosa por pelo menos 150 minutos por semana – apresentaram taxas de anticorpos contra o coronavírus mais altas do que as exibidas pelos inativos.
A diferença foi bem significativa, revelou o estudo. Gualano disse que, para cada 10 pacientes inativos que apresentaram soropositividade, 15 ativos tiveram o mesmo resultado. Para ele, a atividade física parece não somente montar uma resposta de anticorpos à vacina mais robusta, como também aumenta a durabilidade do efeito protetor do imunizante.
Com isso, a nova pesquisa reforça ainda mais a importância – várias vezes sublinhada pela GRIZZ – da prática regular de exercícios, particularmente na prevenção de doenças crônicas e de casos graves de covid-19.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *