As lições de vida de Walter Orthmann, o funcionário mais longevo do mundo
O catarinense Walter Orthmann fez 100 anos em 19 de abril, e a comemoração não foi numa clínica de repouso nem na casa da família: foi na empresa de tecidos onde ele trabalha, em Brusque (Vale do Itajaí), numa festa para 700 convidados. Orthmann é o funcionário mais antigo do mundo, segundo o Guinness Book, atuando sempre na mesma companhia. Foi contratado como vendedor em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, e desde então viveu muitas mudanças – na cidade, por exemplo, que então não tinha calçamento nas ruas, água encanada nem energia elétrica, ou na economia, que o fez receber salário em nove moedas diferentes.
Orthmann já trabalhava antes de ingressar na empresa: plantava aipim na roça desde os 12 anos de idade. Naquela época, andava 5 quilômetros para ir à escola. Hoje em dia, ele dirige seu carro até a empresa, onde dá expediente de segunda a sexta. Na mesa do escritório, dispõe de um tablet e um smartphone – que, segundo ele, permite resolver todos os assuntos.
Ele tem uma família numerosa. Com a primeira esposa teve cinco filhos. Enviuvou em 1977 e três anos depois casou-se de novo, um matrimônio do qual vieram mais três filhos.
Qual é o segredo dessa longevidade produtiva? Orthmann dá algumas dicas. Leva uma vida simples, faz exercícios diariamente e cuida da alimentação, do sono e do estresse. Faz check-up a cada quatro meses. Recomenda que as pessoas não tenham inimigos, aprendam a pedir desculpas e vivam tranquilas. “A vida é só uma passagem aqui na Terra; aproveite, faça o que você quiser”, diz. São lições a serem muito bem absorvidas, recomenda a GRIZZ.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *