Setsuko Saito: uma carreira como modelo prateada aos 68 anos
Começar a trabalhar como modelo aos 68 anos e com 1,68 metro de altura é, sem dúvida, uma quebra de paradigma. Mas os maduros estão em plena era de quebra de paradigmas, e após três convites Setsuko Saito, ou Rosa Saito (nome de batismo que adotou nas redes sociais por causa da facilidade na pronúncia), partiu para sua nova carreira. Já está nela há dois anos, e desfilou inclusive na São Paulo Fashion Week.
Como dá para imaginar pelo nome, Setsuko é filha de japoneses. Nasceu em Araçatuba, no noroeste paulista, e aos 5 anos mudou-se com a família para a capital do estado. Desde a infância manifestava tendências artísticas – gostava de desenhar, cantar e escrever. Seu primeiro trabalho, a propósito, estava bem afinado com criatividade: ela fazia artesanato com plantas.
Mas Setsuko teve de refrear esse seu lado. Aos 22 anos, teve de cuidar da mãe, que passou três anos acamada. Depois vieram os três filhos, e no ano 2000 ela perdeu o marido. O contato diário com as plantas e o equilíbrio que isso lhe traz a ajudou a atravessar essas fases.
A harmonia interior que Setsuko manifesta certamente influenciou nos convites que recebeu para tornar-se modelo. Ela deixou a ideia amadurecer por um ano, até aceitá-la. Hoje, aos 70 anos, não tem motivos para queixa. Segundo ela, a beleza vem em consequência de cuidar dos próprios pensamentos, da espiritualidade. Setsuko considera que não está envelhecendo, mas aprendendo, e atribuiria 22 anos de idade à sua alma. Um magnífico exemplo de superação e renovação, considera a GRIZZ.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *