Saiba mais sobre as transformações no trabalho e na aposentadoria no século 21
Novos arranjos de trabalho, influenciados sobretudo pela tecnologia, e os avanços na medicina e na saúde estão transformando o modo como as pessoas planejam sustentar-se. Resultado: aos poucos começam a surgir trabalhos que analisam esse cenário e suas implicações. Uma dessas incursões foi feita pelo norte-americano Ric Edelman, 64 anos, fundador e presidente executivo da Edelman Financial Services, uma das principais empresas de consultoria financeira dos EUA, em seu novo livro The Truth About Your Future: The Money Guide You Need Now, Later, and Much Later. Na obra, Edelman sublinha que o panorama atual está pulverizando os conceitos imperantes até recentemente sobre trabalho e aposentadoria.
Antes, a ideia era aposentar-se aos 60, 65 anos, e criavam-se estratégias para as pessoas terem renda para sustentar-se até o fim da existência. Agora, a expectativa de vida está subindo, o número de centenários saudáveis aumenta e, assim, passa a ser temerário confiar nessa renda para sobreviver por tantos anos. Mas isso não será ruim, pensa Edelman: afinal, estaremos com boa saúde, dispostos a continuar a fazer parte de nossa comunidade, e poderemos trabalhar até uma idade avançada em esquema de meio período, inclusive em home office, para complementar a renda.
Segundo o autor, a noção de uma linha de vida linear está dando lugar a uma linha de existência cíclica, em que as pessoas se envolverão em aprendizado, emprego e lazer em um ciclo repetitivo enquanto viverem. Vale a pena refletir profundamente sobre isso, recomenda a GRIZZ, na semana do trabalho.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *