Vó Pifa, 105 anos, dá suas dicas para a longevidade saudável
A cantora, poetisa, repentista e piadista Epifânia Maria de Jesus Mendes, a Vó Pifa, chegou aos 105 anos no último dia 7 de abril com a expectativa de um novo feito: ela quer entrar para o Guinness Book como a pessoa de maior idade a ser tatuada. A primeira tatuagem foi feita quando ela completou 98 anos, e a quarta veio agora em abril (ela já avisou que não é a última). O primeiro álbum como cantora também é um marco: foi lançado quando ela contava 102 anos.
Nascida na Bahia em 1917, Vó Pifa – que não sabe ler nem escrever, mas conseguiu superar esse obstáculo para produzir arte – mudou-se para Goiânia quando a cidade começou a ser construída. Mais adiante, foi a vez de transferir-se para o Distrito Federal com o início das obras em Brasília. Instalada por lá até hoje, ela, que se diz “da multidão”, não faz segredo de sua receita para chegar a uma idade avançada com memória privilegiada (lembra-se de todas as suas composições) e sem ter problemas de saúde.
Em primeiro lugar, ela acorda cedo. Não dispensa tomar um solzinho de manhã. Gosta de organização e tem horário para tudo. Na alimentação, ela recomenda que é necessário saber o que comer – e ela come de tudo. E também bebe muita água.
Um item fundamental é a leveza e a alegria com que ela toca seu dia a dia. “A vida é digna de ser vivida, e eu sou um felizarda de ter toda essa idade com saúde”, disse ela ao site Metrópoles. Assim seja por muito tempo, deseja a GRIZZ à Vó Pifa.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *