Visão na longevidade: conheça cuidados que devem ser tomados
A visão é um dos sentidos que mais merecem atenção na longevidade, especialmente daqueles que têm como missão zelar pela qualidade de vida dos longevos. Outubro é um mês marcado por duas datas importantes para a terceira idade – Dia do Idoso, em 01/10, e Dia Mundial da Visão, em 10/10 –, as quais representam oportunidades para aprofundar a preparação dos profissionais dedicados à saúde de idosos, especialmente cuidadoras e cuidadores.
Uma iniciativa importante nesse sentido, este ano, foi a realização do evento “Cuidados com a visão na longevidade”, organizado pela Alcon, líder mundial de cuidados com a visão, em seu Alcon Experience Center, espaço de aprendizado voltado para profissionais de saúde localizado em São Paulo. Com a participação de Mayara Martins, terapeuta ocupacional da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e de Wania Regattieri, médica oftalmologista e diretora de educação profissional da Alcon, o encontro marcou nesta quinta-feira o Dia Mundial da Visão.
Mayara Martins, que atua como mentora de cuidadores por meio da Cuidador de Elite, destacou a importância dos sentidos como portas de entrada para os estímulos que colaboram para a qualidade de vida dos longevos, incluindo a capacidade cognitiva.
O tema da visão foi aprofundado por Wania Regattieri, que apresentou às profissionais quais são as principais condições da saúde ocular que merecem atenção no dia a dia. Entre elas estão desde os incômodos diários causados pelo olho seco (caracterizados por irritação, sensação de areia e vermelhidão) a condições mais graves, como quadros agudos de glaucoma, passando ainda pela catarata e presbiopia.
Além de reforçar que cuidadoras e cuidadores devem orientar pacientes e familiares a consultarem o oftalmologista em caso de sinais prejudiciais à visão, a oftalmologista destaca que “colírio não é tudo igual”. “Para o olho seco, por exemplo, é necessário adotar as lágrimas artificiais, que desempenham a mesma função da lágrima natural. Já os colírios associados ao tratamento de glaucoma precisam ser ministrados com bastante disciplina”, alerta.
Outra observação importante da médica é a importância da atuação das cuidadoras e cuidadores como tradutores do que percebem na rotina de seus pacientes junto a médicos e familiares. Outra dica valiosa para assegurar a qualidade de vida na longevidade, acredita a GRIZZ.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *