Vilarejos da Sardenha disputam quem tem mais moradores centenários
A ilha italiana da Sardenha se notabilizou por ser uma das Blue Zones, um dos cinco locais da Terra caracterizados pela longevidade de seus habitantes, e o potencial turístico e econômico que isso representa está provocando uma curiosa briga entre dois vilarejos locais. Perdasdefogu, na região sudeste da ilha, e Seulo, na parte central, competem pelo título no Guinness Book de município com maior concentração de centenários no mundo. Perdasdefogu, a maior, tem sete pessoas com mais de 100 anos entre seus cerca de 1.780 habitantes. Seulo abriga quatro centenários entre aproximadamente 795 moradores.
Pela matemática, Seulo (na foto) ficaria com a liderança. Mesmo tendo perdido recentemente uma centenária, sua proporção de pessoas acima dos 100 anos fica acima da de Perdasdefogu. Mas Salvatore Mura, de 63 anos, engenheiro e político de Perdasdefogu que submeteu a candidatura do município ao Guinness, não leva a sério a reivindicação: segundo ele, Seulo, por ter menos de mil habitantes, não atende aos requisitos da publicação para o ranking e, assim, não pode concorrer. Seus conterrâneos endossam o argumento burocrático de Mura.
Em comum, os dois vilarejos, situados em regiões de montanha, são marcados pela vida ao ar livre, alimentação balanceada e um ritmo calmo, até modorrento. Enquanto disputam a liderança nessa curiosa competição, eles continuam a atrair a atenção mundial para o que há por trás da longevidade sarda – aliás, uma competição bem saudável, avalia a GRIZZ.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *