Velejador japonês de 83 anos tenta cruzar novamente o Pacífico sozinho
O japonês Kenichi Horie ficou famoso internacionalmente por ser o primeiro velejador a concluir uma travessia solo ininterrupta do Oceano Pacífico, em 1962. Nessa expedição, ele, então com 23 anos, partiu de Osaka e chegou a São Francisco, nos EUA, 94 dias depois. Durante a viagem, alimentou-se de comida enlatada e arroz.
Essa aventura de Horie não se limitou à viagem em si. Ele chegou aos EUA sem documentos e dinheiro e, com pouco conhecimento de inglês, passou um breve período preso. Foi solto por ordem do então prefeito George Christopher, que lhe deu um visto em homenagem à sua bravura. O barco usado por Horie na viagem, denominado Mermaid, está hoje no Museu Marítimo de São Francisco.
Seis décadas e outras travessias depois, feitas em uma curiosa variedade de embarcações – por exemplo, algumas feitas de latas de alumínio e impulsionadas por energia solar e outra movida a pedais –, Horie, agora com 83 anos, decidiu repetir a aventura, desta vez no sentido inverso ao da aventura inicial: partiu de São Francisco no fim de março rumo ao Japão. Ele navega a bordo de um veleiro de alumínio de quase seis metros de comprimento e quase uma tonelada de peso, equipado de forma personalizada.
Com pouco mais de 1,5 metro de altura, Horie não se preparou especificamente para esta viagem. Ele disse que está sempre em forma, sem comer nem beber demais. Aos jornais declarou que não tem preocupações em fazer a travessia – a não ser, talvez, por ser velho. A GRIZZ deseja a Horie uma excelente viagem e uma chegada segura ao Japão.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *