VALE A PENA REVISAR A MANEIRA COMO VOCÊ CUIDA DOS SEUS PÉS
Você considera que seus pés estão bem cuidados quando estão calçados com sapatos e tênis reforçados por estruturas rígidas e amortecedores? Para Isabel Sacco, coordenadora do Laboratório de Biomecânica do Movimento e Postura Humana (Labimph) da Faculdade de Medicina da USP, o uso cotidiano desses tipos de calçado é um grande equívoco, por atrofiar todas as estruturas dos pés.
A prática acarreta lesões tanto em esportistas como em pessoas comuns: até 79% dos corredores podem sofrer alguma contusão no intervalo de um ano. E cada lesão obriga o corpo a fazer compensações para proteger a área machucada, que fica mais vulnerável a novas lesões.
Segundo Isabel, a forma mais simples e natural de fortalecer os pés é andar sem calçados sempre que possível. Os chamados calçados minimalistas – sapatos ou tênis leves, conhecidos como “molecas” – ajudam, por deixarem os pés menos imobilizados em seu interior.
O Labimph também organizou uma série de exercícios, disponível neste link, que reduziu em quase 2,5 vezes o número de lesões em corredores amadores. A GRIZZ recomenda: praticar esses exercícios é válido inclusive para pessoas mais sedentárias.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *
Comentários
Vânia Marcia de Paula Toledo Rodrigues
Tenho preocupação com meus pés, mas não cuido muito bem deles. Essa matéria levou-me a refletir melhor em o quê calçar diariamente, ou melhor, não calçar!
grizzblog
Olá, Vânia. Obrigado pelo comentário. E vale atentar para as dicas sugeridas de exercícios para os pés. Abraços da GRIZZ!