Três redes brasileiras estão entre as 50 melhores cadeias de pizzarias do mundo
Há brasileiros que, depois de provarem pizzas em Nápoles (cidade italiana onde a iguaria surgiu), garantem que as nossas são muito melhores. Como essa avaliação pode sofrer de inegável bairrismo, é interessante conhecer referências de fora, e uma divulgada em novembro, em Madri, foi a edição 2022 do 50 Top World Artisan Pizza Chains, um ranking das 50 melhores redes de pizzas artesanais do mundo que é considerado o melhor do setor. A lista, criada por Barbara Guerra, Luciano Pignataro e Albert Sapere (também responsáveis por sua curadoria), tem italianos na liderança. Mas há também cadeias brasileiras.
A primeira rede nacional a aparecer é a Bráz Pizzaria, de São Paulo, em 5º lugar. Com dez unidades (além de São Paulo, em Campinas e no Rio de Janeiro), a Bráz tornou-se conhecida por suas pizzas grandes e crocantes assadas no forno a lenha.
A segunda, também de São Paulo – onde estão suas oito unidades –, é a 1900 Pizzeria (28º lugar). A última é gaúcha: a Ciao Pizzeria Napoletana (41º), que tem quatro unidades – duas em Porto Alegre, uma em Santa Maria (RS) e uma na capital paulista.
O 1º lugar ficou com a italiana Da Michele, de 150 anos, que se expandiu de Nápoles para países como Japão, Reino Unido, Espanha e Estados Unidos. A seguir veio a rede francesa Big Mamma Group, hoje também presente na Espanha, na Inglaterra e na Alemanha. Em 3º lugar ficou a rede espanhola Grosso Napoletano, e em 4º, a italiana Berberè, que chegou recentemente a Londres. Fica a sugestão da GRIZZ: conhecer uma ou algumas dessas casas e fazer uma comparação com as opções nacionais.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *