Confira cinco tendências em soluções e design para as casas dos 50+
À medida que a pirâmide etária global reflete o crescimento das faixas populacionais acima dos 50 anos, o conceito de lar evolui significativamente para acomodar as necessidades dos prateados. O foco é criar espaços de vida que não sejam apenas confortáveis e estilosos, mas também seguros e propícios à vida independente.
A GRIZZ conferiu em associações norte-americanas de renome internacional as tendências atuais em casas para os maduros e apresenta abaixo cinco delas. Foram consultados estudos e pesquisas da American Association of Retired Persons, National Association of Home Builders , American Seniors Housing Association e International WELL Building Institute.
Casa inteligente
As casas inteligentes ganham popularidade entre os idosos, ao oferecer mais conveniência e segurança. Tecnologias como sistemas ativados por voz, iluminação automatizada e termostatos inteligentes permitem controle do ambiente com facilidade, reduzindo o risco de acidentes e melhorando a qualidade de vida. Dispositivos como sistemas de alerta médico e detectores de queda proporcionam tranquilidade tanto para os longevos quanto para suas famílias e cuidadores. Os eletrodomésticos também estão se tornando mais amigáveis ao usuário, com controles frontais, recursos de desligamento automático e displays claros para atender aqueles com deficiências visuais ou de mobilidade.
Design universal
O projeto ou renovação das residências para os 50+ seguem os princípios de design universal, que enfatizam a acessibilidade e usabilidade para pessoas de todas as idades e habilidades. Isso inclui a ênfase em moradias térreas, com portas mais largas, entradas sem degraus e maçanetas do tipo alavanca. Os banheiros são equipados com espaços para banho abertos e sem degraus, chuveiros de fácil operação, barras de apoio e sanitários mais altos para aumentar a segurança e independência. Torna-se cada vez mais frequente o redesenho de cozinhas pensando nos maduros, com balcões ajustáveis, prateleiras retráteis e armazenamento de fácil acesso.
Iluminação e contraste de cores
A iluminação adequada e o uso de diferentes cores no ambiente doméstico podem ter um impacto significativo na segurança e usabilidade da casa pelos mais velhos. O aumento da luz natural, complementada com iluminação LED, ajudam a reduzir quedas e a melhorar o humor. O contraste de cores entre paredes, pisos e móveis auxiliam na melhor locomoção pela casa.
Espaços externos e conectividade comunitária
O acesso a espaços externos e áreas comunitárias é vital para a saúde mental e o bem-estar dos idosos. Jardins de baixa manutenção, caminhos seguros para caminhada e áreas de assento confortáveis incentivam a atividade ao ar livre. Além disso, casas localizadas em comunidades que oferecem comodidades como instalações de saúde, supermercados e atividades sociais promovem senso de pertencimento e apoiam a vida independente.
Saúde e bem-estar
A incorporação de dispositivos que promovam saúde e bem-estar nas residências prateadas está em ascensão. As novidades abrangem sistemas de purificação de ar, filtragem de água e materiais de construção não tóxicos para melhorar a qualidade do ar interior. Salas de exercícios, banheiros estilo SPA e espaços projetados para meditação e relaxamento apoiam a saúde física e mental.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *