SOLUÇÃO PARA DENTES SENSÍVEIS AO FRIO JÁ ESTÁ MAIS PRÓXIMA
Pesquisadores internacionais descobriram uma nova função para os odontoblastos, as células que formam a dentina (a casca sob o esmalte do dente que envolve a polpa dentária contendo nervos e vasos sanguíneos). Em artigo publicado na revista Science Advances, eles afirmam que os odontoblastos são responsáveis pela detecção do frio. Essa sensação é comum em dentes com cáries não tratadas e também em dentes expostos pela erosão das gengivas que ocorre conforme o avançar da idade, por exemplo.
Em seu estudo, os cientistas encontraram uma proteína que serve como sensor de temperatura, a TRCP5. Ela transmite o frio através do odontoblasto, o que leva os nervos a inflamar e cria dor e hipersensibilidade ao frio. Segundo um dos pesquisadores, Jochen Lennerz, do Hospital Geral de Massachusetts e da Universidade Harvard, essa sensibilidade ao frio pode ser a forma de o corpo proteger um dente danificado de ferimentos adicionais.
Os cientistas também identificaram um tratamento para reduzir a sensibilidade do dente ao frio. Durante séculos, o óleo de cravo foi usado como remédio para dores de dente. O eugenol, agente ativo no óleo de cravo, bloqueia a TRCP5. Já existem pastas de dente contendo eugenol no mercado, mas os resultados do estudo podem aprimorar as possibilidades para tratar dentes hipersensíveis ao frio.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *