Seu Henrique, um prateado que ensina línguas de graça para quem precisa
Uma visita da fotógrafa Francielle Machoski à Feira do Largo da Ordem, no centro de Curitiba, no fim de fevereiro, acabou apresentando ao Brasil um personagem desses difíceis de encontrar: o iraquiano Hikmat Daoud Hanna, 88 anos, conhecido como “seu Henrique”. Ele carregava uma placa improvisada com os dizeres “Reforço de inglês – aulas gratuitas”.
Francielle puxou conversa, imaginando que havia alguma pegadinha ali, mas espantou-se ao saber que é isso mesmo: Henrique realmente dá aulas gratuitas não só de inglês, mas também de árabe, italiano e português, e chega a ir à casa dos alunos para ensinar sem cobrar nada.
Nascido em Bagdá, Henrique se formou em filosofia e já visitou os cinco continentes. Veio para o Brasil em 1973 e diz que se sente muito bem aqui – recebeu convites de parentes que moram na Califórnia, mas recusou. Seu interesse por línguas vem de longe, assim como a vontade de ensinar.
Mas por que de graça? Henrique responde: de nada lhe adianta esse conhecimento acumulado se ele não puder passá-lo antes de morrer. Aposentado, ele mora de aluguel e tem um dia a dia bem despojado. Mas sua vontade de ensinar e ajudar outras pessoas é inquebrantável e atraiu Francielle.
A fotógrafa levou a história de Henrique às redes sociais, e o iraquiano-brasileiro virou sucesso no LinkedIn e no Instagram. Muita gente quer ajudá-lo financeiramente, e editoras mostraram interesse pelos dicionários árabe-português e italiano-árabe que ele preparou. A GRIZZ torce para que todo esse interesse facilite ainda mais o fantástico trabalho de doação pessoal do prateado Henrique.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *