Sete horas por noite: a duração ideal do sono para os maduros
A duração do sono diminui em geral com o avanço da idade, e já se descobriu que dormir pouco acarreta declínio cognitivo e distúrbios psiquiátricos nas faixas mais maduras. Mas quanto tempo duraria o sono adequado para os prateados?
Uma pesquisa recente de cientistas britânicos e chineses, publicada na revista Nature Aging, trouxe uma resposta. Eles examinaram dados de quase 500 mil adultos com idades entre 38 e 73 anos do UK Biobank (um grande estudo britânico de longo prazo que investiga as influências genéticas e de exposição ambiental no desenvolvimento de doenças).
Os participantes foram questionados sobre seus padrões de sono, saúde mental e bem-estar, e fizeram vários testes cognitivos. Imagens do cérebro e dados genéticos estavam disponíveis para quase 40 mil dessas pessoas.
Analisando esses dados, a equipe descobriu que sete horas por noite significam a duração de sono ideal para um bom nível de desempenho cognitivo e de saúde mental a partir da meia-idade. Os pesquisadores perceberam que sono insuficiente ou excessivo estava associado ao desempenho cognitivo prejudicado, como velocidade de processamento, atenção visual, memória e habilidades de resolução de problemas. Nesses casos, as pessoas estudadas experimentaram mais sintomas de ansiedade e depressão e pior bem-estar geral.
Uma possível razão para isso estaria na interrupção do chamado sono profundo, fenômeno ligado a problemas na memória e ao acúmulo no cérebro da proteína amiloide, associada a certas formas de demência. Portanto, sublinha a GRIZZ, cuide bem do seu sono para preservar a saúde.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *