Sanjay Gupta mostra como manter o cérebro em ação na maturidade
A ciência ligada ao cérebro e à longevidade avança continuamente, e um lançamento recente no Brasil apresenta um ótimo apanhado dessas descobertas: Mente Afiada (Editora Sextante). O autor, o neurocirurgião e escritor norte-americano Sanjay Gupta, é correspondente médico do canal de notícias CNN, uma garantia de texto claro e didático.
No livro, Gupta compara o cérebro a um edifício histórico: ele pode sofrer com a falta de manutenção, ou passar regularmente por manutenção e revitalização. Os maduros que preferem a segunda opção têm, naturalmente, de arregaçar as mangas e esforçar-se. Mas a recompensa é gratificante.
Na obra, Gupta reafirma a validade de conceitos veiculados nos últimos tempos, como a plasticidade do cérebro, que lhe permite sempre criar novos neurônios, e a importância da atividade física na preservação das funções cerebrais e no controle do estresse. Ele também desmente um mito: o de que fazer palavras cruzadas ou praticar atividades semelhantes ajuda a manter o cérebro jovem. Essas práticas, observa, só exercitam uma parte do cérebro, então não têm o poder tão grande atribuído a elas.
Gupta sublinha ainda a importância de um bom sono (o que implica, por exemplo, regularidade na hora de dormir e acordar e cuidados com a dieta) e ter um propósito para o cérebro continuar saudável. Solidão, nem pensar: o autor estimula a inclusão em grupos e a conexão com outras pessoas. E ele também incentiva um hábito não tão frequente em muitos países: o toque, um gesto que faz com que nos sintamos parte de um grupo. Vale a pena conhecer Mente Ativa, recomenda a GRIZZ.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *