SALIVA PODE INDICAR ALZHEIMER 30 ANOS ANTES DO INÍCIO DOS SINTOMAS
Para prevenir a doença de Alzheimer e retardar seu avanço, quanto mais cedo melhor, e um exame criado no Brasil pode significar um enorme avanço nesse terreno. O exame, que promete detectar a doença pela saliva até 30 anos antes de os primeiros sinais aparecerem, foi elaborado pelo farmacêutico bioquímico Gustavo Alves Andrade dos Santos, CEO da Gusfarma Health Brain and Life, de Jundiaí (SP), e pós-doutorado em anatomia e cirurgia pela USP.
O assunto é pesquisado por ele desde 2007, quando fazia mestrado, e virou tema de sua tese de doutorado, desenvolvida entre 2012 e 2016. Ao longo de seus estudos e do trabalho com pacientes com a doença, Gustavo percebeu a necessidade de um método de diagnóstico preciso e menos traumático do que, por exemplo, a coleta de líquor, extraído por punção na área da coluna lombar.
Os testes com saliva começaram em 2012, e em 2016 deram um passo decisivo na comprovação do Alzheimer. Em janeiro de 2021 foram produzidos os primeiros testes oficiais, e amostras de quase 200 jovens e maduros foram analisadas. Nelas se detectaram variações nos níveis de determinadas proteínas em pessoas com e sem Alzheimer. Essas proteínas estão relacionadas a processos inflamatórios e neurodegenerativos presentes na demência.
Atualmente na fase de validação da metodologia, o teste não é vantajoso apenas em relação à facilidade na coleta de material: seu preço está sendo estimado em R$ 500. A previsão é que ele chegue ao mercado em um ano. Uma ótima notícia, saúda a GRIZZ.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *