ROBÔ COMPANHEIRO: TECNOLOGIA E EMPATIA PARA CUIDAR DOS 60+
Os robôs companheiros são uma alternativa tecnológica para aqueles maduros que vivem basicamente em casa e podem precisar de cuidados. Um exemplo disso é o ElliQ, da empresa norte-americana Intuition Robotics: lançado em 2017 e em constante aprimoramento, ele foi projetado para estabelecer uma interação envolvente com o usuário e fornecer aos provedores de cuidados primários dados e percepções contínuas destinados à detecção precoce e intervenção em caso de problemas clínicos.
Com foco especial no fator empatia, o ElliQ busca reduzir a solidão e o isolamento social nas faixas etárias mais avançadas. Ele usa um sistema baseado em anos de pesquisas que combina psicologia, ciências comportamentais e capacidades cognitivas avançadas de inteligência artificial.
Entre 2019 e 2020, o ElliQ foi testado em casas com pessoas de seu público-alvo. Em média, houve 150 interações bem-sucedidas entre a pessoa e o robô por dia. Segundo a Intuition Robotics, o ElliQ ajudou a envolver esses maduros, a conectá-los com outros membros da família, a promover seu bem-estar e torná-los mais “atentos”.
Em comunicado à imprensa, Dor Skuler, cofundador e CEO da empresa, disse que muitos usuários chegam a compartilhar algo pessoal com o robô diariamente. “Trabalhando com profissionais de saúde no último ano, vemos agora que o ElliQ tem potencial para oferecer suporte a todo o espectro de cuidados, física, mental e socialmente.”
O robô ainda não tem versão brasileira. Mas a GRIZZ torce para que ele chegue aqui o mais breve possível.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *