REALIDADE VIRTUAL AJUDA A ACELERAR A MENTE E A MEMÓRIA

Associada em geral a jovens, a realidade virtual (RV) pode ser uma ferramenta valiosa para pessoas maduras. Relembrar aventuras passadas e as memórias mais positivas por meio dessa tecnologia está ajudando moradores de uma clínica em Adelaide, na Austrália, a melhorar sua saúde mental, graças a um estudo da Universidade da Austrália Meridional publicado no Journal of Medical Internet Research.
Jim Saredakis, doutorando da universidade, tem usado a RV para lidar com a apatia generalizada nessas instituições. O problema acelera o declínio cognitivo e pode afetar até 84% dos residentes com idade mais avançada.
A RV tem sido um recurso poderoso na “terapia da reminiscência”, que permite mergulhar em memórias mais felizes do passado. Saredakis adaptou experiências de RV para 17 residentes de uma clínica, preparando conteúdo específico personalizado visualizado por meio de um vídeo de 360 graus em monitores usados na cabeça.
O vídeo permite aos residentes reviver memórias autobiográficas de viagens, lugares favoritos, empregos, vídeos de família e outras conexões sociais. A experiência permitiu melhoras marcantes na fluência verbal, reativando regiões do cérebro que estavam adormecidas. Ou seja: a mente de novo se acelera, com todos os benefícios que isso traz.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *