PREPARANDO-SE PARA CHEGAR AOS 100 ANOS: UM LIVRO IMPERDÍVEL
Você já pensou em atingir os 100 anos? Se acha isso possível, é bom começar a planejar como vai ser essa etapa da sua vida, pois ela certamente exigirá um preparo prévio.
Uma ótima dica para refletir sobre o tema é o livro The 100-Year Life: Living and Working in an Age of Longevity, lançado em 2016 pela Bloomsbury e ainda não disponível em português. Escrito por dois ingleses, a psicóloga Lynda Gratton e o economista Andrew J. Scott, ele mostra que o modelo tradicional de educação/trabalho/aposentadoria já não é adequado para as vidas longas cada vez mais comuns hoje. Existências centenárias e os meios de subsistência para isso tornam forçoso reestruturar a vida.
Quatro questões são essenciais nessa transformação, dizem os autores, considerando-se que quem chegou aos 50 ou 60+ ainda teria um bom tempo de vida até os 100:
1) Como traçar uma carreira e um caminho de vida que defina você e seus valores e crie um equilíbrio entre trabalho e lazer?
2) Quais são as formas mais eficazes de melhorar sua saúde física e mental durante uma vida mais longa e dinâmica?
3) Como aproveitar ao máximo seus ativos intangíveis (como família e amigos) ao construir uma vida produtiva e mais longa?
4) Em uma vida de múltiplos estágios, como aprender a fazer as transições cruciais e experimentar novas formas de viver, trabalhar e aprender?
Após uma análise cuidadosa, Gratton e Scott indicam soluções sobre o que fazer em termos de finanças, educação, carreira e relacionamentos para encarar esse desafio. Chegar aos 100 anos, afinal, deve ser motivo para comemorar, e não lamentar.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *