Plataformas atuam para facilitar contato entre doador e destinatário
Muitos brasileiros maduros querem doar para entidades que auxiliam pessoas carentes, mas não sabem direito como fazer isso. Uma resposta, sugere a GRIZZ, está em plataformas que fazem essa intermediação e zelam pela idoneidade da organização destinatária dos valores arrecadados e pela execução da verba recebida.
Uma delas é ParaQuemDoar, criada pela Rede Globo. Com o apoio de uma rede robusta de curadores, os responsáveis pela ação mapeiam iniciativas de impacto de todas as regiões do país, em diversas áreas de atuação, e as apresentam no portal. As doações podem ser feitas diretamente à iniciativa escolhida, através dos canais oficiais de captação online disponibilizados por cada uma delas; nenhum valor é retido pela Globo nem pelo ParaQuemDoar. Os interessados podem também indicar entidades que conhecem para avaliação do projeto.
Outra ponte doador-ONG é o Confluentes, fundado em 2019 por um grupo de instituições com longa experiência no financiamento de iniciativas da sociedade civil a partir de uma ideia de Inês Lafer, também diretora do Instituto Betty e Jacob Lafer. A iniciativa, que aceita doações apenas de pessoas físicas, busca acompanhar de perto o resultado do capital investido. Nos dois anos e meio de existência do projeto, já foram arrecadados mais de R$ 750 mil, valor dividido igualitariamente entre dez organizações não governamentais (ONGs). Em 2022, as organizações selecionadas para receber apoio do Confluentes são três: Kanindé, Odara Instituto da Mulher Negra e Redes Cordiais.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *