Plantas domésticas, uma ótima companhia para o dia a dia
Quem vive em apartamento pode imaginar que é complicado manter plantas no lar, mas o investimento vale a pena. Para começar, elas fazem o inverso do que fazemos quando respiramos: absorvem dióxido de carbono e liberam oxigênio. O processo não só refresca o ar como ajuda a eliminar toxinas: segundo um estudo da Nasa, as plantas domésticas podem remover até 87% de toxinas do ar em 24 horas.
Outras propriedades tornam as plantas particularmente bem-vindas em tempos de disseminação do trabalho remoto. Pesquisas revelaram que interagir com elas “desliga” o sistema ativado quando sentimos sinais de estresse.
As plantas no ambiente também reduzem sintomas de depressão e ansiedade, melhoram o humor e estimulam a concentração e a produtividade em até 15%. Além disso, estudos revelaram que bastam menos de 20 minutos em contato com as plantas para nos dar uma sensação de paz.
Pesquisadores fazem algumas ressalvas quanto às conclusões desses trabalhos. Eles ressaltam que alguns desses estudos foram realizados em ambientes rigorosamente controlados e envolveram principalmente alunos universitários. Não foram observados os efeitos de longo prazo nem o que acontece com outros grupos etários, como prateados.
De qualquer modo, o corpo de evidência é bem robusto para ser ignorado. Se você não tem plantas em casa, que tal começar essa relação? A GRIZZ sugere: pesquise o que é mais adequado ao seu ambiente e ponha mãos à obra.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *