Pinacoteca de São Paulo lança acesso virtual ao seu acervo
Com a pandemia arrefecendo (pelo menos por enquanto), o comparecimento presencial a museus volta a aumentar, mas não é por isso que essas instituições devem desprezar o acesso online: ele até serve como chamariz para as pessoas de fora programar-se para visitá-las quando forem às cidade que as abrigam. É o caso da Pinacoteca de São Paulo, um dos mais importantes museus de arte do Brasil, que abriu em março sua coleção para consultas públicas e online, no endereço acervo.pinacoteca.org.br.
Resultado de um trabalho iniciado ainda em 2015, feito pelo Núcleo de Acervo Museológico e de Tecnologia da Informação do museu (NAM), o trabalho permite o acesso aos cerca de 10 mil itens que compõem o acervo da Pinacoteca, baseado numa ferramenta que conta com vários filtros. As obras podem ser encontradas por autor, data e designação, e estão divididas em oito categorias principais: pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo, gravura, performance e instalação.
De acordo com Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca, essa ainda é uma primeira etapa para o acesso qualificado ao acervo. O trabalho, diz ele, será desdobrado futuramente em novos parâmetros de busca e disponibilização de análises sobre as obras e os artistas que as assinam. A novidade já permite acesso qualificado às informações técnicas das obras, como autoria, título, data, técnica usada e, em certos casos, imagens com qualidade profissional. Vale a pena já experimentar essa visita virtual à Pinacoteca, recomenda a GRIZZ.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *