Paul Verhoeven, um cineasta ainda indomável aos 83 anos
O diretor e roteirista holandês Paul Verhoeven, de 83 anos, marcou a história do cinema com sucessos produzidos nos Estados Unidos como Robocop – O Policial do Futuro (1987), O Vingador do Futuro (1990) e Atração Fatal (1992), e os mais desatentos poderiam pensar que ele está mais afastado do trabalho atualmente. Nada disso: Verhoeven pode ter espaçado um pouco mais seus filmes, mas continua ativo – e provocador.
Em 2016, ele dirigiu Elle, a história de uma empresária estuprada que decide não contar à polícia sobre o incidente, e em 2021 lançou no Festival de Cannes Benedetta, cuja trama gira em torno de uma freira italiana da Renascença que acreditava falar com Deus e viveu uma intensa paixão com uma colega de hábito. (Benedetta foi lançado no Brasil em janeiro de 2022.)
Os temas quentes de suas últimas obras não incomodam Verhoeven – para ele, filmar Benedetta foi uma “diversão”, e aos 83 anos ele se sente “como uma criança” trabalhando. E não lhe faltam ideias para novas produções: atualmente, ele estuda uma série para TV inspirada em Bel-Ami (livro de Guy de Maupassant), um projeto sobre o ano de 1943 em Lyon (França), outro sobre a movimentação de Hitler em 1923, um filme sobre Jesus baseado num livro dele mesmo, Jesus of Nazareth, e um thriller político passado em Washington. Ele continua disposto a saudavelmente incomodar, considera a GRIZZ.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *