Para quem reclamar? Site ajuda consumidor e empresa a resolver conflitos
Atualmente, muitos maduros podem ficar inseguros sobre como proceder se alguma compra não der certo. Para quem reclamar? E como obter uma resposta? Um serviço interessante nesse sentido, oferecido pelo governo federal, é o site Consumidor.gov.br. Ela põe consumidores e fornecedores em contato direto, em um ambiente público e transparente, para solucionar seus conflitos.
O site é monitorado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça, Procons, Defensorias Públicas, Ministérios Públicos, agências reguladoras, entre outros órgãos, e pela sociedade. As ocorrências registradas ali compõem uma base de dados pública, com informações sobre as empresas que obtiveram os melhores índices de solução e satisfação no tratamento dos casos.
Um vídeo permite aos interessados conhecer melhor o serviço. Basicamente, funciona assim: o consumidor deve de início checar se a empresa alvo da queixa tem cadastro no sistema (a participação das empresas no Consumidor.gov.br é voluntária). Em caso afirmativo, ele registra a reclamação no site. A partir daí, começa o prazo para manifestação da empresa. Nesse período, ela pode interagir com o consumidor antes de postar sua resposta final.
Após a empresa se manifestar, o consumidor pode comentar a resposta postada, classificar a demanda como Resolvida ou Não Resolvida e indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido.
Trata-se de uma ótima pedida, considera a GRIZZ, pois as empresas mais importantes de diversos setores estão cadastradas no sistema.
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