‘O Ritmo de Gil’: supermostra virtual homenageia os 80 anos de Gilberto Gil
O cantor e compositor baiano Gilberto Gil fez 80 anos em 26 de junho, e a comemoração da data envolveu uma homenagem especial: O Ritmo de Gil, um “museu virtual” criado pelo artista em parceria com o Google Arts & Culture e o Instituto Gilberto Gil. Trata-se, segundo o Google, da maior retrospectiva online dedicada a um artista vivo, e a primeira de um artista brasileiro na plataforma global.
Acessível pelo link https://artsandculture.google.com/project/gilberto-gil, a mostra digital apresenta ao público mais de 40 mil imagens distribuídas em 140 seções e 700 vídeos, que vão desde a infância do artista até sua recente posse como imortal na Academia Brasileira de Letras.
Todo o material, que pode ser acessado em português, inglês e espanhol, começou a ser coletado em 2018 e está dividido em três partes: a música, o homem e a influência internacional.
Um dos destaques exibidos é “Todos a bordo: a viagem cultural de Gilberto Gil”, que reúne, em oito momentos, os lugares para onde o artista levou a sua arte. Ao som de “Expresso 2222”, o espectador faz um passeio ilustrado pelo mundo de Gil e descobre sua vida e legado por meio das ilustrações da artista plástica baiana Raiana Britto, criadas especialmente para essa retrospectiva.
O trabalho é tão abrangente que traz até um álbum nunca lançado, gravado em Nova York, em 1982. Encontrado no processo de curadoria do artista, esse material inclui gravações inéditas do artista, como a faixa “You Need Love”. É uma iniciativa que deixou feliz o homenageado – e seus fãs ao redor do mundo também, garante a GRIZZ.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *