O IMPACTO DA COVID-19 NO NOSSO CÉREBRO: TODO CUIDADO É POUCO
Mais um motivo para manter toda a cautela em relação à covid-19: um estudo britânico que avaliou diversos trabalhos sobre os possíveis efeitos da doença no cérebro, envolvendo problemas de saúde mental no curto e no longo prazo, não trouxe notícias animadoras para quem é infectado. Em uma dessas pesquisas, nada menos do que 95% dos pacientes tiveram transtorno de estresse pós-traumático.
Distúrbios afetivos, como depressão, apareceram em até 42% dos pacientes. No curto prazo, os principais problemas cognitivos verificados nos estudos foram: atenção prejudicada (relatado por 45% dos pacientes) e memória prejudicada (entre 13% e 28% dos pacientes). No longo prazo, os problemas registrados foram principalmente transtornos afetivos e fadiga, além de déficit de atenção (relatada por 44% dos pacientes) e de memória (relatada por 28% a 50% dos pacientes).
Os autores do balanço geral acreditam ser bem provável um aumento no número de pacientes com problemas psiquiátricos e cognitivos que eram saudáveis antes de terem covid-19. Portanto, vale a recomendação, mesmo para quem já foi vacinado: isolamento social, máscaras e higiene das mãos seguem em alta neste momento.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *