Novo sistema revoluciona as cirurgias de prótese de quadril
Problemas no quadril que surgem com o passar dos anos podem acarretar problemas graves, levando até mesmo à perda dos movimentos nas pernas. Uma solução possível é a artroplastia, operação que substitui articulações danificadas. Mas até recentemente essa cirurgia era feita a partir de cálculos de aproximação baseados em imagens de raios X para que se pusesse a prótese, um processo invasivo que envolvia submeter o paciente a grandes doses de radiação. No entanto, uma tecnologia trazida para o Brasil este ano está transformando a área ao dar muito mais precisão e eficiência aos procedimentos.
Denominada Velys Hip Navigation, a técnica, criada pela Johnson & Johnson, é um sistema de navegação não invasivo, que permite a superposição de imagens de raios X e informações do paciente para que se indique qual prótese de quadril é adequada. Um software, que funciona integrado ao sistema e ao raio X, sobrepõe em tempo real as imagens computadorizadas de alta definição e mostra exatamente ao cirurgião onde atuar a fim de obter o melhor resultado.
A primeira vantagem já aparece no tempo da cirurgia: ele pode cair em até 40 minutos, ou 33% da média anterior. Outro benefício é a queda no tempo de exposição à radiação, que chega a 38%. E a recuperação fica mais rápida – passa de seis meses para quatro semanas.
Por enquanto, o Velys está disponível em dois hospitais, em São Paulo e Brasília. Mas não há dúvida de que ele vai expandir sua presença por aqui, inclusive atuando em cirurgias que envolvam outras articulações. A GRIZZ torce para que isso ocorra o mais rapidamente possível.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *