Novo hormônio pode revolucionar prevenção de doenças em homens maduros
Um hormônio descoberto por cientistas da Universidade de Nottingham (Reino Unido) é uma nova e importante arma no que se refere à saúde dos prateados masculinos. Segundo estudo publicado na revista Frontiers in Endocrinology, o hormônio, denominado INSL3 e semelhante à insulina, não sofre alterações consideráveis durante longos períodos de tempo e se mostra um biomarcador adequado para a previsão de doenças ligadas à idade.
O INSL3 é produzido pelas mesmas células nos testículos responsáveis pela testosterona. Mas ao contrário da testosterona, cujo nível flutua ao longo dos anos, o nível do INSL3 na puberdade permanece praticamente o mesmo ao longo da vida de um homem, diminuindo ligeiramente apenas em idade avançada. Isso o torna o primeiro biomarcador preditivo claro e confiável de moléstias relacionadas à idade em comparação com outros parâmetros mensuráveis.
Os resultados mostraram que o nível de INSL3 no sangue está correlacionado a uma série dessas doenças, como fraqueza óssea, disfunção sexual, diabetes e distúrbios cardiovasculares. Um homem com alto nível de INSL3 quando jovem ainda terá um nível alto quando estiver na fase madura. Já outro com nível baixo de INSL3 na juventude terá nível baixo de INSL3 décadas depois, o que o torna mais propenso a adquirir doenças típicas relacionadas à idade.
A descoberta, de acordo com os pesquisadores, abre possibilidades interessantes para prever tais doenças e encontrar maneiras de prevenir o aparecimento dessas enfermidades com intervenção precoce. A GRIZZ espera que a pesquisa na área progrida o mais rapidamente possível.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *