Novo aparelho vem para ajudar a melhorar o sono profundo

Muitos maduros sofrem com a redução do tempo de sono conforme a idade avança. Isso afeta sobretudo a fase de sono profundo, importante para a saúde do sistema cardiovascular e a regeneração do cérebro e da memória.
Já se sabia há um bom tempo que as ondas cerebrais típicas do sono profundo, denominadas ondas lentas, podem ser melhoradas com a reprodução de sons precisamente cronometrados através de fones de ouvido enquanto a pessoa dorme. Mas até agora não havia surgido um meio de reproduzir essa situação em condições de uso doméstico. Agora, pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH Zurich, na Suíça) participantes do projeto SleepLoop conseguiram solucionar o problema: eles desenvolveram um sistema móvel de promoção do sono profundo via estimulação auditiva cerebral que pode ser usado em casa.
O sistema SleepLoop consiste em uma faixa de cabeça que é colocada na hora de dormir e usada durante a noite. Essa faixa contém eletrodos e um microchip que medem constantemente a atividade cerebral da pessoa dormindo. Os dados são analisados de forma autônoma em tempo real no microchip usando software personalizado. Assim que a pessoa adormecida apresenta ondas lentas na atividade cerebral caracterizando o sono profundo, o sistema aciona um sinal auditivo que ajuda a sincronizar as células neuronais e aumentar as ondas lentas.
Uma empresa está desenvolvendo o dispositivo para colocá-lo no mercado clínico. O aparelho só será vendido mediante receita médica, mas a GRIZZ assinala: sua simples criação já é uma ótima notícia para os prateados insones.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *