Mostra virtual apresenta primeiras edições de obras de Machado de Assis
Quem gosta de Machado de Assis ganhou em agosto um presente e tanto: a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP lançou oficialmente a exposição virtual Machado de Assis: Primeiras Edições e Raridades e o catálogo impresso e digital Primeiras Edições de Machado de Assis na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, com a reprodução de 47 obras do autor de Memórias Póstumas de Brás Cubas. O site da exposição disponibiliza para consulta todas as primeiras edições de obras de Machado de Assis, publicadas entre 1861 e 1908.
Dos 47 exemplares, 37 foram integralmente digitalizados. O formato de exposição virtual é um registro mais perene, que permite acesso mais amplo, e os volumes digitalizados podem ser acessados gratuitamente de qualquer lugar.
A exposição destaca a participação pioneira de Machado de Assis na história da cultura brasileira. Segundo o curador da mostra, professor Hélio de Seixas Guimarães, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, os livros da coleção trazem elementos que os tornam únicos, tais como autógrafos, dedicatórias, catálogos de livrarias e editoras. Esses elementos permitem conhecer o contexto em que as obras do genial escritor foram produzidas e circularam pela primeira vez, além de aspectos da história cultural e social brasileira, como a história literária, da imprensa, das editoras, do colecionismo e das gráficas.
O catálogo inclui ainda duas traduções para o castelhano de Memórias Póstumas de Brás Cubas e Esaú e Jacó, publicadas respectivamente em 1902 e 1905, quando o escritor ainda vivia. Vale a pena visitar esse tesouro, recomenda a GRIZZ.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *