Mirtilo, a fruta que une o sabor a incríveis benefícios para a saúde
O mirtilo, ou blueberry, é uma frutinha nativa da Europa e da América do Norte que tem conquistado um número cada vez maior de fãs abaixo da linha do Equador graças aos benefícios para a saúde que traz. E eles não são poucos, conforme revelam pesquisas: o mirtilo é uma ótima fonte de fibras, vitamina C, vitamina K, manganês e potássio, é pobre em sódio e não tem gordura.
Um estudo publicado este ano na revista Nutrients enriqueceu ainda mais o potencial da fruta. Ele mostrou que o consumo de mirtilo (meia xícara por dia) serve como recurso de apoio no combate ao declínio cognitivo, um problema que aflige sobretudo os maduros. Além de melhorar a função cognitiva, a frutinha ajuda a corrigir altos níveis de insulina em pacientes com pré-diabetes.
O preço que acompanha o mirtilo em sua chegada ao Brasil (uma versão resistente ao calor está ganhando espaço por aqui) é um fator que pesa contra, sem dúvida. A favor, porém, está sua praticidade: ele pode ser consumido após uma simples lavagem. O sabor não se altera, seja ele simplesmente retirado da embalagem ou colocado como integrante de saladas, lanches, entradas, coquetéis ou sobremesas. E, ao mesmo tempo que o mirtilo faz bonito nesses pratos, reforça-os com todas as propriedades saudáveis que traz consigo.
As receitas que levam mirtilo já se acumulam no Brasil. O site Cookpad, por exemplo, traz mais de 300 delas. Saborosa e dona de tantos benefícios, a frutinha merece aparecer mais no nosso cardápio, avalia a GRIZZ.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *