Mensagem de emprego no celular: atenção redobrada contra roubo de dados
A instabilidade econômica brasileira e os problemas que isso pode representar para muitos maduros compõem um ambiente perfeito para os criminosos cibernéticos. Um golpe frequente nos últimos tempos são as mensagens de celular, via SMS ou WhatsApp, oferecendo supostas oportunidades de trabalho com um cenário de sonho: trabalhar em casa, por meio período, em troca de um gordo salário. Tudo falso, é claro. Mas é preciso ficar atento, porque os golpistas estão interessados nos dados pessoais e até em pequenos valores depositados por seus alvos. Só entre janeiro e abril deste ano, foram compartilhadas no Brasil mais de 220 mil mensagens com vagas falsas de emprego, segundo a empresa de cibersegurança PSafe.
Um caso relatado no programa Bom Dia Brasil, da TV Globo, exemplifica bem isso. Usando a foto de uma jovem, o golpista diz ser de um shopping que está contratando para tempo parcial, on-line, com remuneração de até R$ 5 mil por dia. A seguir, envia um link para cadastro de dados e pede o depósito de R$ 20 em referência a futuras “comissões” do candidato.
Os dados solicitados no link vão servir para os golpistas abrirem contas em bancos e aplicarem novos golpes. Portanto, nada de abri-los. Especialistas na área acrescentam: vagas assim não chegam por SMS ou WhatsApp. Além disso, qualquer cobrança de taxa para participar de processo seletivo é ilegal. Assim, lembra a GRIZZ, basta seguir uma recomendação que nunca fica desatualizada: desconfie de tanta generosidade alheia.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *