LUZ VERMELHA PODE REDUZIR DECLÍNIO DA VISÃO, DIZ ESTUDO
A visão normalmente sofre com o avanço da idade, mas um método para reduzir significativamente o problema está a caminho: a exposição dos olhos à luz vermelha profunda uma vez por semana, por três minutos, durante a manhã. A descoberta, de pesquisadores do University College London (UCL, no Reino Unido), foi publicada na revista Scientific Reports.
O estudo baseia-se no trabalho anterior da equipe, que mostrou que a exposição diária de três minutos à luz vermelha profunda de onda longa “ligou” células mitocondriais produtoras de energia na retina humana, ajudando a impulsionar a visão.
Na nova pesquisa, os cientistas queriam estabelecer que efeito teria uma única exposição de três minutos, ao mesmo tempo usando níveis de energia muito mais baixos do que em seus estudos anteriores. Além disso, baseada em outras pesquisas da UCL, a equipe comparou a exposição da manhã à da tarde.
Os pesquisadores descobriram que houve uma melhora média de 17% na visão de contraste de cores dos participantes quando expostos a três minutos de luz vermelha profunda de 670 nanômetros (comprimento de onda longo) pela manhã, e os efeitos dessa única exposição duraram pelo menos uma semana. Não se observou nenhuma melhora quando o teste foi feito à tarde.
Segundo os cientistas, os benefícios da luz vermelha profunda descobertos marcam um avanço para a saúde ocular e devem levar a terapias oculares caseiras acessíveis, ajudando milhões de pessoas em todo o mundo com visão em declínio natural. A GRIZZ espera que essas novidades cheguem logo ao público, mas alerta: a adoção de qualquer terapia para os olhos, assim como outros órgãos do corpo, deve ter o aval de um especialista médico.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *