Ler por prazer ajuda a fortalecer a memória de prateados
Ler sempre pode ser uma atividade prazerosa, e pesquisadores da Universidade de Illinois (EUA) descobriram mais um motivo para cultivá-la: a leitura ajuda a preservar as habilidades de memória conforme a idade das pessoas – e de seus cérebros – avança. O estudo foi apresentado em um artigo na Frontiers in Psychology.
Segundo a professora Liz Stine-Morrow, autora sênior do estudo, a leitura de lazer ajuda a desenvolver habilidades mentais como a memória episódica ou de eventos, que nos permite lembrar o que aconteceu nos capítulos anteriores de um livro e dar sentido à história em andamento. Outra habilidade desenvolvida é a memória de trabalho, a capacidade de manter as coisas em nossas mentes enquanto nos envolvemos em outros processos mentais. Essa memória nos ajuda a acompanhar as coisas que aconteceram nos parágrafos prévios à medida que continuamos lendo.
Os pesquisadores testaram os participantes com livros interessantes de diversos gêneros, de não ficção a romances complexos, por oito semanas. Os livros eram apresentados em iPads emprestados pelos pesquisadores que também continham marcadores de progresso da leitura e questionários. Durante esse período, um grupo de controle resolvia quebra-cabeças envolvendo palavras. No fim das oito semanas, o primeiro grupo apresentou melhoras significativas nas memórias episódica e de trabalho ante o grupo de controle.
A ligação causal entre leitura e memória abre caminhos para novos tratamentos destinados a problemas como a doença de Alzheimer, lembram os autores. A GRIZZ promete acompanhar os desdobramentos na área.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *