Len Collingwood, 71 anos: um ciclista maduro ansioso por aventuras
O britânico Len Collingwood, enfermeiro especializado em saúde mental, fez um acordo peculiar com sua esposa, Sally: em 2016, ao se aposentar, aos 65 anos, ele se lançaria como ciclista de aventura, enquanto ela se prepararia para ensinar ioga. Quatro meses após deixar o emprego, ele iniciou uma jornada de bicicleta de 13 mil quilômetros, de Ulaanbaatar, na Mongólia, a Edimburgo, na Escócia, passando por um bom trecho da antiga Rota da Seda. Foram seis meses de peripécias, inclusive encarar dois dias de temperaturas de -18°C fechado em sua barraca. Mas as dificuldades só aumentaram sua disposição para enfrentá-las.
Em 2017, Collingwood entrou para o Guinness World Records pedalando um riquixá de velocidade única de Edimburgo a Istambul (Turquia). O desafio inusitado foi explicado por ele como um dos poucos recordes que um homem com mais de 60 anos poderia quebrar.
Collingwood era atraído pelo ciclismo desde criança, mas nunca teve uma bicicleta – usava a da irmã. Também era fascinado por livros, e a ideia de percorrer a Rota da Seda veio de suas leituras sobre Marco Polo. Ele se mantém em sintonia com as novidades tecnológicas das bikes por seu filho, ciclista de grandes distâncias. A filha, também professora de ioga, cuida de seu treinamento físico. Hoje com 71 anos, ele tem programado um percurso de mais de 1.400 quilômetros no sudoeste da Inglaterra, e em 2023 planeja pedalar na França. “Há sempre algo para ver – e estou muito feliz na minha própria companhia”, disse ele ao jornal The Guardian. Que esse espírito de aventura continue a habitá-lo, deseja a GRIZZ.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *