Jogos de passatempo, um instrumento poderoso para exercitar o cérebro
Uma febre tomou conta da internet no começo de 2022: o Wordle, jogo de adivinhação de palavras criado por Josh Wardle que logo ganhou versões em português, como Term.ooo e Letreco. A ideia é descobrir qual é a palavra de cinco letras do diagrama em até seis tentativas, usando dicas fornecidas pelo site. Pode parecer a princípio um quebra-cabeça simples, mas ele ajuda a exercitar o cérebro e auxiliar na formação de novos neurônios, as células que transmitem os impulsos nervosos cerebrais.
Segundo a neurologista Sonia Maria Dozzi Brucki, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, qualquer tipo de atividade intelectual faz a pessoa criar novas sinapses. No caso do Wordle, como a pessoa precisa desenvolver uma nova linha de raciocínio a cada jogo, isso estimula a neurogênese em áreas cerebrais diversas. Por isso, mesmo jogos baseados na repetição trazem benefícios para a ampliação das sinapses.
Sonia salientou, em entrevista ao Jornal da USP no Ar, que não existem passatempos mais ou menos indicados para a saúde cerebral. O critério pode ser mesmo a preferência da pessoa: vale recorrer a jogos de cartas e tabuleiro, ler, ouvir música, praticar jardinagem ou aprender outras línguas, por exemplo. Nesse sentido, até mesmo faxinar a casa se mostra útil.
A neurologista lembra ainda que alimentar-se bem, praticar exercícios físicos e controlar as doenças também ajudam nesse objetivo. Portanto, não há motivos para deixar seu cérebro sedentário, acredita a GRIZZ: escolha sua(s) atividade(s) preferida(s) e ponha a cabeça para funcionar.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *